Motivos para otimizar seu site

Seja qual for o seu ramo de atividade, eu tenho certeza que uma grande parcela de seus clientes é representada por usuários frequentes da Internet que acessam a rede mais do que qualquer outra mídia. Assim, é fundamental incluir a Internet como parte de seu planejamento de marketing, criando ações integradas que permitam utilizar melhor os recursos disponíveis.

A Internet afeta o marketing da sua empresa de diversas formas, seja na comunicação corporativa seja na publicidade, e continuará afetando o marketing mesmo que você não invista um centavo nela. Na Internet o controle é do cliente. Assim, mesmo que você não participe dela, seus clientes estão lá, conversando sobre seus serviços e produtos, comparando a concorrência com a sua empresa e buscando formas de se relacionar com sua marca.

Se você deixar de lado o investimento em marketing digital, você não só estará abrindo mão de falar sobre sua empresa para seus clientes como estará deixando abertas as portas para que todos falem sobre sua empresa sem que você tome conhecimento. A Internet afeta o seu negócio independente da sua vontade.

Investir em Marketing Digital não é mais uma escolha, e sim uma questão de sobrevivência. Em 2009, uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que 38% dos consumidores das classes A e B e 30% da classe C levam em consideração informações de sites para escolher produtos, marcas e lojas. Foram estas as pessoas que movimentaram cerca de R$ 10,5 bilhões no comércio eletrônico em 2009.

Quando falamos de marketing digital, estamos falando sobre relacionamento, engajamento de pessoas, suas histórias e seus desejos. O marketing digital deixa claro que o cliente é centro da Internet e que sua intenção, desejo e necessidade devem ser escutados. As empresas, o marketing, a comunicação e a publicidade devem ser focadas no cliente, pois essa é a única fonte que permite a sobrevivência da empresa, seu crescimento e a obtenção de lucros duradouros.

A Internet no Brasil é um segmento que não para de crescer

  • Já possui 66,3 milhões de internautas
  • Brasileiro é o que passa mais tempo online no mundo (ibope)
  • É o 3º país com maior número usuários em redes sociais (nielsen)
  • É o 2º país com maior número de usuários do Twitter (comscore)
  • E-Comerce faturou R$ 10,5 bi em 2009, crescimento de 29% (e-bit)
  • 87% dos consumidores estão satisfeitos com as lojas virtuais
  • Publicidade online cresceu 21% em 2009, contra 0,67% da publicidade em geral

Porque investir?

  • Forma mais eficiente para gerar oportunidades e fidelizar clientes
  • Maior interatividade com consumidores e clientes
  • Inúmeras ferramentas para mensuração de resultados
  • Baixo custo em relação a publicidade tradicional
  • Porque seus concorrentes provavelmente já estão lá! 

Assim o modelo de marketing digital focado no cliente e baseado no seu comportamento será eficaz e flexível, principalmente porque está baseado nos princípios corretos e naquilo que realmente importa para as empresas e para o marketing: o cliente